Como ganhar dinheiro vendendo arte? Investir na reprodução das obras?

A Internet veio possibilitar a chegada do reconhecimento do artista e da sua arte a todas as partes do mundo. Seja arte digital, desenho, pintura, ilustração, etc., existe um mercado para ela, esteja esta onde estiver.

Para começar a vender a sua arte tem duas opções: investir ou não investir. Ou seja, investir na reprodução física das suas obras ou não investir vendendo a sua obra através de empresas que reproduzem a obra por si, servindo de intermediário entre si e os seus clientes.

Dois websites que funcionam como intermediário reproduzindo as suas obras são:

RedBubble e MiPic – Ambos oferecem uma grande variedade de produtos. Desde relógios de parede a chinelos, desde molduras a capas de proteção para o telemóvel e a única coisa que tem de fazer é digitalizar as suas obras de arte, no caso destas não serem digitais, e disponibilizá-las nos sites.

RedBubble permite-lhe escolher a percentagem de lucro que pretende ganhar sobre cada produto vendido.

MiPic paga-lhe 20% de qualquer um dos seus produtos vendidos.

Em ambos os sites, a partir do momento em que disponibiliza a sua arte para compra, recebe uma espécie de mini-site indexada ao website geral para que possa demonstrar e partilhar a sua arte.

Caso tenha a oportunidade de investir pode recorrer aos sites de venda tradicional como o Ebay, por exemplo.

Se viver numa cidade de tamanho considerável e com afluência turística significativa pode optar por vender as suas obras diretamente nas ruas.

Mas lembre-se, para que possa fazer dinheiro com a sua arte o essencial é que as pessoas a vejam.

A mostra das suas obras pode ser feita nas ruas, no caso de serem de suporte físico ou através das redes sociais no caso de serem em suporte digital.

Caso tenha a possibilidade de investir, trate você mesmo das reproduções das obras pois assim conseguirá preços de produção mais baixos do que os praticados pelos websites acima, aumentando significativamente as suas margens de lucro.

Pode, ainda, recorrer a sites como o Etsy para vender os ficheiros digitais da sua arte. Através dele é possível vender formatos JPEG, PDF, etc., para que o cliente possa fazer o download instantâneo da arte, imprimindo onde e como quiser. A compra da obra de arte em formato digital permite eliminar o custo dos portes de envio e, ainda, eliminar a espera da chegada da obra de arte.

O inconveniente deste website, ao contrário dos acima mencionados, é que exige o pagamento mensal por cada anúncio colocado, no valor de $0.20, mesmo que você não tenha vendas. Cobrando ainda 3.5% por cada venda efetuada com sucesso.

No caso de ter ficado interessado em ver uma galeria artística no RedBubble ou no MiPic, poderá ver as minhas através dos links:

Galeria RedBubble

Galeria MiPic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *